Projeto Gincana Cultural

gincana

 

No dicionário Aurélio, nos diz que Gincana “é uma competição em que os participantes diferenciam em equipes, para cumprir com habilidades e destreza, as tarefas propostas pela comissão organizadora dentro de um tempo estipulado”. O segredo para esta competição dar certo é apresentar objetivos bem definidos, respeitando as diferenças dos participantes, valorizando suas potencialidades com atividades que valorizem o SER e o PENSAR.

O mundo contemporâneo enfatiza uma vivência capitalista, onde a sociedade prega a competição, a individualidade e o egoísmo. Diante disso, é necessário que educadores e educandos compreendam que apesar de toda dificuldade em galgar êxito pessoal e profissional por causa das adversidades diárias, há como conseguir sendo honesto, generoso, justo e solidário, agindo com ética e responsabilidade. Não basta apenas formar educandos cientificamente, mas, formá-los baseados em valores morais, éticos e cristãos, estendendo sua formação aos pais, comunidade escolar e sociedade. Uma educação escolar focada nos pressupostos de que o aluno é o protagonista das ações, proporcionando a construção do conhecimento, socialização de saberes a partir da revisão dos conteúdos estudados de forma lúdica para uma maior integração.

OBJETIVOS: Promover através de atividades lúdicas, esportivas e solidárias o estímulo ao desenvolvimento motor, cognitivo, e afetivo-social, como também, o resgate de valores importantes para a formação de suas capacidades morais, intelectuais e sociais. Promover a integração entre estudantes, professores, funcionários, pais e comunidade oportunizando a integração escola, família e comunidade; Praticar os valores ético-cristãos de acordo com a proposta do Colégio; Desenvolver aspectos culturais, esportivos, lúdicos, sociais e comunitários; Desenvolver os valores éticos e morais, fomentando a solidariedade; Exercitar o espírito de liderança e motivação.

INTERVENÇÃO JUNTO AOS PROFESSORES E DEMAIS INTEGRANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR: Sensibilizar o grupo sobre várias questões do nosso dia-a-dia, na sala de aula, na escola, na sociedade. Repensar sua atitude no meio em que estão inseridos, valorizando mais e mais a escola como um espaço de formação humana. Incentivar ações educativas para uma melhor disciplina e respeito com relação às diferenças. Sensibilizar a participação da família na escola, e juntos, possamos oferecer uma educação de qualidade.

Reforçados por uma educação escolar voltada para o aluno, protagonista das ações desenvolvidas, para que aconteça, realmente, a construção do conhecimento, e assim a GINCANA USEFAZ é um momento especial para nossa escola, pois, promove a interação entre os alunos, onde todos demonstram seus saberes, e também, a sua energia e a sua alegria.

A energia, a alegria e a criatividade de cada equipe nos dizem que: estamos no caminho certo!

 

Conheça outros projetos

 

Confira as fotos da Gincana!

 

 

© 2020 - Usefaz - Escola

UNIÃO DE SISTEMAS DE ENSINO FAZER ARMANDO ZOLLNER

12 3133-6260
Avenida Padroeira do Brasil, 957
Bairro Figueira - Guaratinguetá/SP
CEP 12504-100