FEBRACE 2018

G 

O que é Febrace?

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos.
A FEBRACE assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.
Desenvolvemos o ano todo ações de incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo em nosso país
ACESSE O SITE DA FEBRACE

 

COLETOR DE ÁGUA DESPERDIÇADA NOS BEBEDOUROS ESCOLARES.

Objetivo 

Este trabalho teve por objetivo: a) apresentar à comunidade acadêmica a necessidade de economizar água, evitando assim o seu desperdício; e b) construir um sistema de reutilização de água dos bebedouros escolares.

Percebe-se a relevância deste trabalho, uma vez que a sociedade encontra-se na era do descartável, no entanto, o pensamento atual pode gerar no cidadão a falta de consciência sobre a importância da água, sobretudo, em seu uso diário e comum.

Culpam-se as grandes empresas, porém é necessário observar o que cada indivíduo pode fazer para sanar os problemas de desperdícios que os circundam.

A partir deste pressuposto, percebeu-se que todos os dias, centenas de vezes, pessoas utilizavam o bebedouro da escola e sempre que o utilizavam deixavam um pouco de água cair no esgoto.

Por este motivo, foi construído um aparelho que coleta a água que seria jogada no esgoto e por meio de um filtro de areia e cascalho, esta água é armazenada em um galão e posteriormente tratada com solução de hipoclorito de sódio para a sua limpeza biológica.

A partir do qual a água é coletada, tratada, armazenada e posteriormente utilizada na limpeza da escola, diminuindo assim o consumo de água local e principalmente mostrando para todos os alunos, a utilização consciente da água.

O desafio desta pesquisa foi apresentar de maneira enfática e salientar os principais quesionamentos que fazem parte da atual condição que se encontra o problema hídrico  no Brasil. A água é fundamental para vida e tem sua importância no desenvolvimento econômico, no bem estar social e necessita de uma gestão e legislações especiais, pois possui características singulares.

Buscou-se descrever a realidade dos problemas que cercam a sociedade e propor discussões e uma alternative para a melhoria de seu reuso próximo a pessoas comuns, sem muito esperar de grandes empresas.

 O projeto também se mostrou propenso a provocar reflexes e despertar a consciência para a necessidade de economizer.

Assim, conclui-se que a elaboração e execução do projeto foi realizada com sucesso, uma vez que o aparelho pôde atingir seu propósito: possibilitar o reuso da água e proporcionar a reflexão sobre o consumo hídrico racional.

O próximo passo será aprimorar o seu funcionamento e instalar em outros bebedouros da escola.

PROFESSOR FÁBIO HENRIQUE DE JESUS

ALUNOS: CAROLINA DE TOLEDO BUENO e MARCELO AGUIAR DE CARVALHO FILHO

© 2018 - Usefaz - Escola

12 3133-6260

Avenida Padroeira do Brasil, 957
Bairro Figueira - Guaratinguetá/SP
CEP 12504-100
[visualizar mapa]