Feira de Ciências 2017

 

feira ciencias17

O projeto investe em estratégia de ensino-aprendizagem que aproxima e incentiva os alunos a gostar, compreender e adquirir conceitos da área de ciências da natureza, meio ambiente e de matemática. (4º e 5º ano do Ens. Fund. I, Ens. Fund. II e Ens. Médio).

Em 2017, a Feira de Ciências aconteceu no dia 02 de setembro, das 9h às 11h da manhã!

Todos envolvidos no conhecimento compartilhado!


A metodologia de projetos vem sendo apontada, já há algum tempo, como instrumento para a melhoria do processo educativo promovendo a aprendizagem significativa contraponto à aprendizagem tradicional, teórica e descontextualizada. (KNOLL, M. The project method: its vocational education origin and international development. Journal of Industrial Teacher Education, v.34, n.3, p.59-80, 1997. Disponível em: Acesso em: agosto. 2017.)


“Quando incentivamos a criatividade, os alunos passam a descobrir do que eles gostam e quais são os seus potenciais”. A Feira de Ciências representa uma forma de ensinar o aluno, e assim, aprender de uma forma diferente.
O desenvolvimento do método, o raciocínio lógico e o incentivo da comunicação oral podem ser um dos conhecimentos agregados com o desenvolvimento de Projeto de Ciências, realizado pelos alunos do Ensino Fundamental I e II. O papel do professor orientador vai além de apenas acompanhar o desenvolvimento do projeto - um provocador, acreditando no potencial do aluno.
Experimentar e aprender estão intimamente ligados. A Feira de Ciências ainda traz como objetivo: “despertar nos estudantes a curiosidade científica, treinando-os, estimulando-os na formulação de questões baseadas na realidade cotidiana por eles vivenciada, despertar um maior interesse pela escola”.
A finalidade da FEIRA DAS CIÊNCIAS é desenvolver a visão científica dos estudantes e a contextualização dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Oportunizar ao aluno o desenvolvimento e a aquisição de meios para a construção do conhecimento como forma de trabalho; Despertar vocações e revelar capacidades, criatividades e habilidades científicas; Desenvolver ações criativas sobre problemas reais da vida cotidiana; Incentivar a atitude e a educação científicas baseadas nos princípios do método científico: pensar, julgar e agir cientificamente; Possibilitar a socialização e o conhecimento de métodos de apresentação de trabalhos valendo-se de novas tecnologias.

 

© 2017 - Usefaz - Escola

12 3133-6260

Avenida Padroeira do Brasil, 957
Bairro Figueira - Guaratinguetá/SP
CEP 12504-100
[visualizar mapa]